A Festividade de São Benedito, tradição bicentenária, realizada em dezembro, é a maior manifestação religiosa do povo bragantino, embora a programação oficial da festa de São Benedito seja em dezembro, as manifestações começam em maio, com a esmolação, que feita por comitivas peregrinas que percorrem as praias, campos e colônias.
Caminhar lentamente sobre a Orla de Bragança, no Pará, as margens do Rio Caeté, apreciando os prédios antigos e históricos. Aproveitar para dar algumas paradinhas nos barzinhos, a fim de "jogar conversa fora", fazer um lanche ou apenas para um pequeno café. É um programa muito bom, neste histórico município, de 220 km de Belém. É lindo, ver pequenas embarcações cruzando o rio. É um grande momento para se fazer fotografias. Dá orla, é possível avistar, de um lado, a estátua de São Benedito, localizada no Mirante, e do outro lado, a ponte que atravessa o Rio Caeté. Um parque de diversão faz a felicidade das crianças. Suas ruas são estreitas e o estacionamento não é muito simples, por isso, para aproveitar a paisagem é melhor ir caminhando.
O prédio do Mercado de Carne é uma construção datada do século XX, inaugurado em 1911, pelo Major Antônio da Costa Rodrigues, Intendente de Bragança, de 1909 a 1912. Ocupa uma quadra inteira no Centro comercial de Bragança, e é um patrimônio edificado em estilo neoclássico, sendo um ponto comercial tradicional que engloba os costumes locais de comércio de gêneros alimentícios. Em seu entorno são desenvolvidas diversas atividades de comércio.
O Instituto Santa Teresinha nasceu de um coração desejoso de preparar crianças e jovens para enfrentarem a vida com responsabilidade, tornando-se cidadãos comprometidos com a sociedade, baseando-se nos valores cristãos, morais e éticos. Chegando a Bragança, Pará, em 1938, Padre Eliseu Maria Coroli deparou-se com uma realidade bem diferente de sua terra natal, a Itália. O índice de analfabetismo era grande na região. Em sua grande sabedoria fundou com grandes sacrifícios um colégio com o objetivo de atender não só alunos da cidade, mas também de outras localidades. Em 23 de novembro de 1938, Dr. José Carneiro da Gama Malcher assinava o decreto de fundação do Instituto Santa Teresinha, tornando-se a terceira Escola Normal do estado do Pará.
No centro histórico a igreja de São Benedito é considerado patrimônio material, como a unica edificação existente desse tipo e com larga importância do patrimônio imaterial já que é o ponto central das manifestações de culto e devoção a São Benedito, de sua festividade e da Marujada de São Benedito de Bragança.
Construída em 1854 pelos escravos e inaugurada em 1876, sendo com isso o segundo templo da cidade de Bragança. Abriga o túmulo de Dom Eliseu Maria Coroli. A Vila de Bragança se expandia de tal maneira que a igreja matriz ficou na periferia. Este fato e a constatação de que a praça em frente a matriz se tornara pequena para os festejos da padroeira, levaram os diretores da irmandade de Nossa Senhora do Rosário a entrarem em negociação com os diretores da Irmandade de São Benedito, que estavam construindo uma igreja num local mais amplo e espaçoso, propondo-lhes fazer a permuta, o que se efetivou em 1872.
Este prédio foi construído pelos padres italianos barnabitas e os seus primeiros moradores foram os europeus. Atualmente funciona como a residência do Bispo e padres diocesanos.
Este coreto foi construído na administração do Major Antônio da Costa Rodrigues, e inaugurado em 17 de dezembro de 1910 em homenagem ao ex-Intendente de Belém, Senador Antônio Lemos. O coreto é de ferro e concreto e fica localizado em frente ao Prédio da Prefeitura Municipal.
A praça foi construída em 1966, é um espaço que serve para feiras emanifestações cívicas, nela há um monumento que é dedicado à Bandeira Nacional, ao seu entorno existe uma gama de atrativos que compõe o CentroHistórico Bragantino, pontos que serão explorados neste roteiro.
A praia de Ajuruteua, localizada na ilha de mesmo nome, é o mais popular dos atrativos turísticos naturais. Fica à 36 km da sede do município e seu acesso se dá pela PA–458 , que atravessa o manguezal e onde se desfruta de uma paisagem única, além da floresta de mangue, percorre cerca de 2 km de campos naturais antes de chegar às areias brancas margeadas de 30 km de praia. Ajuruteua dispõe de pousadas e restaurantes com estrutura básica, onde a pedida é degustar mariscos (caranguejo, sururu, peixes, camarão, ostras) servidos de formas variadas.